O Solv Protocol lançou um token de staking de Bitcoin BTCR$ 389.317 na Solana em uma tentativa de atrair detentores de BTC, enquanto as oportunidades de rendimento proliferam para a moeda digital, disse o Solv ao Cointelegraph em 17 de outubro.
Novas opções de rendimento em BTC no ecossistema emergente de cadeias de escalabilidade de camada 2 (L2s) e protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) da rede Bitcoin estão forçando projetos em outras redes — como Ethereum e Solana — a competir por liquidez em BTC.
Chamado de SolvBTC.JUP, o derivativo de staking líquido (LSD) é projetado para gerar rendimento denominado em BTC a partir de taxas de transação na Jupiter Exchange, uma das exchanges descentralizadas (DEX) mais populares da Solana.
O lançamento do token ainda está em fase piloto, mas faz parte de um “esforço contínuo para aprimorar o papel do Bitcoin nas finanças descentralizadas”, disse o Solv.
O Solv está visando um rendimento de aproximadamente 12% de retornos percentuais anuais (APR) em BTC — consideravelmente maior do que o staking de BTC em L2s, que geralmente paga APRs em dígitos únicos baixos.
O rendimento mais alto compensa os riscos adicionais de proteção contra exposições voláteis aos preços dos tokens no pool de liquidez da Jupiter.
“O Solv mitiga o risco implementando uma estratégia delta neutra, que envolve proteger o interesse líquido dos traders em exchanges centralizadas”, disse o Solv.
A Jupiter está entre as exchanges descentralizadas mais ativas da Solana, com aproximadamente US$ 1,3 bilhão em valor total bloqueado (TVL), de acordo com a DefiLlama.
Algumas L2s nativas do Bitcoin — incluindo Core Chain, Babylon e Spiderchain — estão explorando o staking nativo de Bitcoin. Semelhante a redes de prova de participação (PoS), como a Ethereum, os stakers de L2s de Bitcoin bloqueiam BTC como colateral para garantir as redes em troca de recompensas.